Trending

Na era do metaverso, para onde vai o marketing?

O NFT de Jay Chou no valor de 3,2 milhões de yuans foi roubado, tornando o metaverso popular no nível público.

Uma grande epidemia sem precedentes em um século, uma grande mudança sem precedentes em um século, uma grande oportunidade sem precedentes em um século, e uma crise e oportunidade se acompanham. Olhando para 2021, uma das palavras mais quentes é o metaverso, e até mesmo o fundador do Facebook, Zuckerberg, até mudou o nome da empresa para Meta, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que a empresa está tentando criar um "metaverso corporativo".

O metaverso é o mundo supremo da rede, e o metaverso é a forma mais elevada de sobrevivência digital humana, e talvez a direção final da economia digital. Ele integra quase todas as tecnologias para levar o mundo humano a um belo mundo onde o virtual e o real são integrados e o virtual e o real nascem, e sua essência é a próxima geração da sociedade humana.

 

O metaverso remodela o futuro

Nós experimentamos a Internet do PC, a Internet móvel, e estamos prestes a entrar na Internet totalmente verdadeira. Na era da Internet do PC, o modo de interação é principalmente a era do mouse, teclado, Internet móvel, o modo de interação é principalmente tela sensível ao toque, e a Internet totalmente real representada pelo meta-universo é um mundo de integração virtual e real, e o modo de interação é VR, AR, como pele eletrônica, luvas VR, esteira universal VR e até mesmo a interface cérebro-computador de Musk, e assim por diante.

Se a Internet do PC e a Internet móvel são a Internet da informação, então o meta-universo é a Internet experiencial, a Internet da informação estimula principalmente os órgãos da nossa cabeça (principalmente olhos e cérebro), e o meta-universo estimula todo o nosso corpo. No passado, a Internet nos permitia ficar on-line e on-line, e o significado do metaverso estava presente, e várias cenas apareceram ao mesmo tempo, como o professor Hou ensinando em Pequim, enquanto outro avatar digital estava fazendo transmissão ao vivo.

Na era do metaverso, teremos múltiplas identidades e viajaremos de um lado para o outro entre múltiplos universos, e o problema da falta de doppelgangers pode ser resolvido em certo sentido. A Internet móvel atende às necessidades atendentes das pessoas, melhora a cognição das pessoas e aprimora seus horizontes, enquanto o metaverso possibilita que aprimoremos nossa experiência e passemos N vidas e até mesmo a próxima vida, atendendo às necessidades de auto-realização (o mais alto padrão de necessidades de Maslow).

 

O metaverso reimagina o modelo de marketing

Marketing é o processo de criação e entrega de valor, e na era do metaverso, os fãs podem participar do desenvolvimento, criação e teste de produtos, e receber recompensas instantâneas e medalhas, porque o metaverso vem com um sistema econômico. A entrega de valor também se tornou mais simples, pois as pessoas têm vários avatares, podem viajar por vários metaversos e mapear virtualmente e offline o mapeamento físico on-line, de modo que a entrega se torna mais rápida e real. Além disso, o novo negócio do metaverso tem menos fraude nas vendas no passado, porque o sistema de marketing nativo digital baseado em blockchain é naturalmente confiável.

Marketing de marca – da modelagem ativa ao surgimento passivo

Na era industrial, os valores da marca e o posicionamento da marca, pela marca para fazer o design de alto nível, moldar a personalidade da marca, construir a identidade da marca, alcançar a promessa da marca e, em seguida, através da criatividade de conteúdo, anunciar aos consumidores, de modo a ocupar a mente do cliente, neste momento o campo de batalha da empresa é a mente do usuário, que é um modelo centralizado de marketing da marca.

O marketing na era do metaverso é descentralizado, participativo, defende a experiência final, a soberania do usuário é muito melhorada, todos são para mim, eu sou para todos, e o lado da marca se tornou o lado de serviço dos fãs. No metaverso, os traços do marketing ativo são significativamente enfraquecidos, e o marketing desempenha um papel sutil através da participação. Os valores da marca não são mais liderados pelo lado da marca, mas se tornam liderados pelo usuário, os valores e a personalidade da marca mudaram de modelagem ativa para emergência passiva, uma empresa pode ter várias marcas, existentes em vários metaversos. Na era tradicional do posicionamento da marca, a extensão da marca é uma armadilha, mas na era do metaverso, a oportunidade de extensão da marca é muito aprimorada, e as pessoas podem ter várias encarnações, e o mesmo é verdade para as marcas.

As marcas têm a capacidade de confiar no endosso e também têm a capacidade de marcar premium. No futuro, a confiança da marca se transformará em confiança digital, o blockchain em si é uma máquina de confiança e o prêmio da marca se transformará em prêmio de ativo digital.

Muitas pessoas perguntarão, a capacidade da marca foi subvertida, então o que a marca fará no futuro? No futuro, as marcas devem ser baseadas em IP, e as marcas devem oferecer criatividade e experiência, o que pode ajudar os produtos digitais e alcançar um melhor suporte premium.

Profissionais de marketing – de ídolos virtuais a humanos virtuais

Estamos passando pela era de ídolos estelares a ídolos virtuais e humanos virtuais. Os ídolos virtuais falam por nós, e as pessoas virtuais trabalham para nós como funcionários comuns.

A era dos modelos e endossos de celebridades está chegando ao fim. As celebridades envelhecerão, as estrelas terão escândalos, os endossos de celebridades não são apenas caros, mas também cada vez mais arriscados, e o incidente de derrubada de ídolos como Li Yundi e Wang Leehom em 2021 tornou as empresas relacionadas miseráveis. Além disso, é muito difícil encontrar uma estrela que corresponda à tonalidade da marca.

● Em que dependerá o futuro? Ídolos virtuais ou mesmo humanos virtuais. De acordo com os cálculos da iResearch, o tamanho do mercado de ídolos virtuais pode exceder 100 bilhões de yuans em 2021, e Hatsune Miku é o representante da primeira geração de ídolos virtuais.

Em novembro de 2020, a L'Oréal lançou seu primeiro porta-voz virtual da marca, que é a irmã M da marca Meiji.

Em março de 2021, a L'Oréal anunciou que Ouye se tornou o porta-voz virtual da marca. O lançamento da Ouye parece ser diferente da pequena luta entre a Irmã M e Mei, ou seja, uma única marca, e mais como uma tentativa estratégica do Grupo L'Oréal. A pessoa de Ou Ye deve ter 24 anos, misturada chinesa e francesa, com rótulos de identidade como irmão de beleza, maníaco de fãs de animais de estimação e especialista em bem-estar público, e sua visão é estar comprometida em fazer com que todos tenham beleza. Ou Ye também tem várias funções de identidade profissional, ele atua como Ministro da Informação em "Ou Ye Jack of All Trades", trazendo as últimas tendências de beleza para os usuários; Como especialista em ingredientes em "Ou Ye Says Ingredients", ele descobre os segredos dos cosméticos; Como o principal fluxo no círculo social em "Ouye Face to Face", ele leva os usuários a conhecer amigos famosos, conversar sobre seus pontos de vista e compartilhar beleza diversificada; Em "Ouye faz bem-estar público", como especialista em sustentabilidade, peço a todos que façam bem-estar público.

Em 1º de junho de 2021, Hua Xizi também lançou oficialmente seu primeiro avatar - Hua Xizi.

Desde 2015, os personagens virtuais se moveram em direção à alta fidelidade, e a tendência de publicidade com foco em cenas off-line tornou-se cada vez mais óbvia, e Mi Jihara é uma figura representativa nesta fase. O Metahuman Creator da Epic é um aplicativo baseado em nuvem que ajuda qualquer pessoa a criar meta-humanos humanos digitais fotorrealistas em minutos. A educação no mercado doméstico apenas começou, e o primeiro funcionário digital do Alibaba, AYAYI, tem múltiplas identidades, como curador digital, artista e gerente de marca da moda. Da mesma forma, há o repórter digital da Agência de Notícias Xinhua, o astronauta digital Xiao Zhao, o estudante digital da Universidade de Tsinghua, Hua Zhibing, etc.

Os humanos virtuais também impulsionaram a economia dos influenciadores. A transmissão ao vivo pode sempre existir no futuro, mas o senso de experiência foi muito melhorado, de um avatar de Li Jiaqi a N Li Jiaqi, de uma sala de transmissão ao vivo em toda a rede a N salas de transmissão ao vivo, diferentes consciências reúnem pessoas diferentes, vendem bens diferentes e os usuários sentem que Li Jiaqi está ao seu lado, e você também pode dar um tapinha no ombro dele. Cada sala de transmissão ao vivo é um metaverso. Claro, o lado da marca também pode cultivar suas próprias pessoas virtuais, todos podem encarnar, por exemplo, muitos chefes não gostam de mostrar seus rostos por causa do rosto, eles podem usar avatares.

Comunicações de marketing – desde a imposição ao usuário até a acionamento automático

No passado, a comunicação dependia da publicidade, a publicidade era muitas vezes imposta aos usuários, até mesmo a pesquisa do Baidu aparecia em muitos anúncios, agora na era do marketing de conteúdo, o metaverso acionará automaticamente uma variedade de formas específicas de conteúdo com base na cena específica de cada pessoa, que pode ser vídeo, pode ser áudio, uma barragem ou um objeto físico. Estes conteúdos são todos para o usuário, sem qualquer interrupção, para melhorar a experiência final do usuário. Há uma palavra para prestar atenção aqui, chamada de gatilho de cena, e a IA desempenhará um papel enorme no futuro.

 

Explore o meta-varejo na era do metaverso

O varejo é inseparável do pátio de pessoas e mercadorias, mesmo que o novo varejo proposto por Ma Yun seja também a evolução do pátio de pessoas e mercadorias, o varejo experimentou o varejo off-line e o varejo on-line, haverá meta-varejo no meta-universo onde a realidade virtual nasce? Tentamos explorar.

Pessoas, haverá múltiplas encarnações

No passado, quando fazíamos varejo, primeiro tínhamos que estudar os clientes-alvo e a psicologia do usuário, e "A Fraqueza da Natureza Humana" era considerado a Bíblia; Agora, com a tecnologia da internet, nos voltamos para o estudo do comportamento do usuário, porque o comportamento é um verdadeiro reflexo externo da psique. Os gigantes podem facilmente coletar vários dados de comportamento do usuário, como curtidas, carrinhos de compras, encaminhamentos, etc., podem fazer testes AB ou incorporação de dados, obter mais dados e também podem criar um sistema de rótulo de usuário com a ajuda do WeChat corporativo. Para ser franco, estamos todos construindo personas de usuários reais.

O comportamento externo do usuário pode representar apenas menos de 10% do mundo psicológico do usuário, e desses 10%, o que você realmente entende pode representar apenas 1%, o que está longe de ser o usuário real. Assim, a mesma pessoa tem retratos diferentes na Marca A e na Marca B. Uma garotinha muito quieta no escritório, mas tem inúmeros pequenos sonhos, e o meta-universo pode atender aos seus desejos, ela tentou almoçar com o Buffett virtual, e foi a boates para relaxar à noite, ela nunca se atreveu a pular de bungee jump, realmente tentou uma experiência de bungee jumping, e marcou um encontro para escalar a montanha com Wang Shi, então seu retrato está muito cheio. O metaverso pode fazer isso para realmente entender os usuários e satisfazê-los.

No mundo do meta-universo, um usuário terá vários avatares, mais usuários, maior capacidade de mercado, embora muitos sejam encarnações, mas são o reflexo de usuários reais, é a consciência real do usuário, a frequência e densidade da marca e interação do usuário é muito fortalecida, haverá mais oportunidades para atualizações de consumo.

Em seu livro de 1986, The Age of Intelligent Robots, o futurista americano e cientista-chefe do Google, Ray Kurzweil, dividiu o conceito de evolução da sociedade humana em seis épocas: a Primeira Era, a física e a química; Segunda Idade, Biologia e DNA; Terceira Idade, cérebro; Quarta Era, Tecnologia; A quinta era, a combinação de sabedoria e tecnologia; A Sexta Era, o Despertar do Universo. Na sexta era, os humanos tradicionais tornaram-se humanos não vivos, isto é, meio-robôs, entrando assim nas sociedades pós-humanas e passando da "vida baseada em carbono" para a "vida baseada em silício".

A consciência humana cria o universo, de modo que a essência do metaverso é um "bloco de informação", como uma pessoa de informação, uma pessoa digital, uma pessoa virtual, é completamente imaginável para uma rede composta de informações. O filme de ficção científica "Blade Runner 2049" mostra a composição "humana" da sociedade do futuro: pessoas biológicas, ciborgues, humanos digitais, humanos virtuais e pessoas da informação. Um ser humano digital virtual não é apenas um gêmeo digital de você no mundo real, mas também outro você nativo do mundo digital.

O marketing sempre considerou o estudo dos usuários como a primeira prioridade, porque pode haver múltiplos avatares, o número de usuários está estourando, até certo ponto para aliviar o problema da baixa taxa de natalidade, ao mesmo tempo, os usuários são verdadeiros e falsos, acompanhamento virtual e real, mas eles são conscientes, a encarnação consciente é como o espírito humano, de modo que as pessoas reais obtêm existência permanente e melhoram muito a cognição e a aprendizagem das pessoas, a consciência do usuário e a explosão da demanda, o crescimento exponencial das cenas, a frequência de consumo aumentou muito. A nova geração nascida depois de 2010 tornou-se nativa do metaverso, o que é um desafio e uma oportunidade para o marketing.

Mercadorias, tudo pode ser NFT

Sob as condições de inteligência digital de commodities, fabricação inteligente, produção colaborativa, Internet industrial e outras condições, o lado do consumidor e o lado da produção foram abertos, e os prosumidores surgiram. Os bens não só podem ser digitalizados, mas também assetizados, muitos bens parecem os mesmos na superfície, mas na verdade eles não são os mesmos, como os mesmos dois ingressos de cinema, conteúdo de filmes, números de assentos, etc. têm enormes diferenças, não há duas folhas idênticas no mundo, na era da personalização de mercadorias, mas também exigem produtos mais personalizados, o que gerou ainda mais a possibilidade de NFT commodity.

NFT é a abreviação de "token não-fungível" (Non-Fungible Token), não é replicável e indivisível, anteriormente traduzimos Token como "token", na verdade, NFT é o token real, é um passe para conectar o mundo virtual e o mundo físico. Este é um novo sistema monetário, um novo sistema financeiro e um novo sistema de prova de participação de token digital trazido pela migração digital humana.

Atualmente, as empresas nacionais participaram do negócio NFT, como a "Ant Chain" do Alibaba, o "Phantom Core" da Tencent e sua "Zhixin Chain" construída em conjunto, a "High Energy Chain" da Bilibili, etc., a NFT ajuda a confirmar e depositar direitos de propriedade intelectual. A escala do mercado de NFT é ilimitada, e a pan-digitalização do mundo real inicialmente tomou forma.

A plataforma Open Sea recebeu grandes financiamentos consecutivos em 2021. A plataforma Crypto Kitties deu origem ao gato cripto mais caro da história, o Dragon, que foi vendido por cerca de US $ 170.000. Os artistas de criptografia criam galerias onde os usuários podem comprar diretamente as obras NFT em exibição. Um par de meias Uniswap vendidas por US $ 160.000, o fundador do Twitter vendido por US $ 2,5 milhões em cinco palavras e o trabalho digital do artista cripto Beeple, Everydags: The First5000 Days, foi vendido por US $ 69 milhões na Christie's Single Lot. É tudo incrível. Claro, há uma enorme bolha nele, mas este é o caso com o desenvolvimento de qualquer coisa nova, e depois que a bolha estourar, ela retornará à racionalidade.

No futuro, não apenas obras de arte, mas todos os bens podem ser NFTs. Na vida real, muitas transações são apenas comprar e vender propriedade, e os bens não se moveram, como investir na compra de uma casa. Bens físicos através dos sensores da Internet das Coisas, digitalização 3D e outros on-chain para confirmar o direito, a formação de ativos digitais, para resolver a autenticidade e liquidez do problema da mercadoria, e o processo de compra e venda através de contratos inteligentes pode fluir rapidamente, comprar e vender uma casa é tão conveniente quanto conversar ou enviar documentos, não há necessidade de assinar um contrato em papel, selo ou mesmo reconhecimento de firma, uma casa por dia pode ser comprada e vendida dezenas de vezes. Claro, o futuro não é apenas uma casa, tudo pode ser digitalizado, tudo pode ser NFT, como o funcionário digital do Alibaba AYAYI projetou pessoalmente o primeiro bolo lunar NFT de presente. 

campo, cada campo é um metaverso

No campo off-line, temos supermercados experientes, mercados atacadistas, lojas de departamento, supermercados para lojas de conveniência, mercados on-line, comércio eletrônico tradicional e produtos de transmissão ao vivo, e uma nova espécie de Hema que está integrando on-line e off-line. O comércio eletrônico tradicional realmente resolve o problema on-line de prateleiras e mercadorias, permitindo-nos procurar uma variedade de mercadorias sem sair de casa, enquanto a transmissão ao vivo resolve o problema de mercadorias e guias de compras on-line ao mesmo tempo, e há uma certa sensação de imersão, mas essa imersão ainda é muito pobre, e ainda há uma tela entre nós e as mercadorias e âncoras.

Como será o campo futuro? Cada campo é um meta-universo, com um fone de ouvido VR, você pode pedir aos amigos para visitar o shopping Beijing Wangfujing a qualquer hora e em qualquer lugar, Li Jiaqi que conhece o avatar virtual está introduzindo batom no shopping, imediatamente fazer um pedido, pegar o batom, o efeito de teste de maquiagem aparecerá imediatamente, é claro, comprar roupas é o mesmo, não há necessidade de ir ao provador, o efeito de ajuste aparecerá imediatamente, atualmente offline geralmente precisa de um provador ou espelho de maquiagem para resolver, e os shoppings do meta-universo não precisam destes, por trás do suporte do poder de computação e IA.

Após 5 minutos de visita a Wangfujing, você atravessará imediatamente para o Children's King Shopping Center em Shenzhen. Se você quiser comprar um reforço de mama, você só precisa dizer "Apresente-me a este produto", e a explicação em vídeo sobre o produto irá imediatamente encontrar seus olhos, que é o efeito de apresentação da realidade aumentada AR. Há também um modo, ao lado de uma mãe bebê passando, ela lhe deu uma introdução detalhada a este produto, e deu uma revisão, que é uma avaliação real, não escovada. Essa mãe agia como uma guia de compras, embora ela fosse apenas uma transeunte, e ela foi imediatamente recompensada financeiramente. O shopping center do meta-universo não pode precisar de um guia de compras real, todos para mim, eu para todos, o shopping ajusta automaticamente o layout, circulação e exibição de mercadorias de acordo com o mapa de calor do fluxo de pessoas, e ajuste inteligente de preços, promoção automática, reabastecimento, este modelo pode ser completamente mapeado com shoppings off-line, formando um shopping digital gêmeo. A diferença é que o rei filho off-line pode ter apenas 100 clientes, enquanto o on-line pode ter 1.000 clientes.

Construir um shopping center metaverso é inseparável da terra, e o que se segue ao metaverso é a especulação em terras e imóveis. Em 21 de junho de 2021, um pedaço de terra virtual foi vendido como NFT na Decentraland por 1,3 milhão de MANA (a criptomoeda nativa da plataforma), que na época equivalia a US $ 913.228,2. Em 23 de novembro de 2021, o cantor Lin Junjie postou que gastou 123.000 dólares americanos (cerca de 780.000 yuans) na Decentraland para comprar 3 pedaços de terra. Plataformas de metaverso baseadas em blockchain, como a Decentraland, são mundos virtuais 3D que oferecem aos usuários a oportunidade de comprar terras como investimento.

Compre um terreno, mas também construa um shopping metaverso, certo? Em 2021, o Walmart fechou 31 supermercados na China e lançou recentemente um supermercado VR, que é inseparável do poder de computação e requer modelagem 3D e renderização em tempo real. Em junho de 2021, o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, apresentou a infraestrutura de metaverso Omniverse Avatar, uma plataforma de nuvem aberta desenvolvida pela NVIDIA para colaboração virtual e simulação realista em tempo real, que capacita criadores, designers, engenheiros e artistas através da nuvem, diminuindo o limiar para a criatividade, assim como o Meitu App reduziu o limiar profissional do PS para que as pessoas comuns possam fazê-lo agora.

Tome imóveis como exemplo, como vender uma casa no futuro? As empresas imobiliárias costumavam gastar muito dinheiro para construir casas-modelo, e depois demolidas depois que a casa foi vendida, resultando em grande desperdício, e na era do meta-universo é relativamente de alto nível, centros de vendas, áreas de demonstração, etc. não precisam mais fazer objetos físicos, além de mergulhar na casa, você também pode projetar seu próprio estilo de decoração suave na sala modelo virtual, salvar o plano e fazer um pedido diretamente para comprar, a casa modelo é essencialmente um shopping center de casa.

 

O futuro do metaverso

No passado, a Internet era centralizada e os dados monopolizados, enquanto o metaverso naturalmente tem genes antimonopólio, e o metaverso não tem centro nem proprietário. O metaverso é composto de inúmeros pequenos metaversos e submetaversos.

Neil Rimer, co-fundador da Roblox, disse: "A energia do Metaverse virá dos usuários, não das empresas. É impossível para qualquer empresa construir um metaverso, mas confiar no poder coletivo de todas as partes. "A China abriu o antimonopólio contra os gigantes da tecnologia, a Lei de Segurança Cibernética, a Lei de Segurança de Dados e a Lei de Proteção de Informações Pessoais foram promulgadas, os dados retornaram aos usuários e o metaverso acelerou os negócios distribuídos novamente no futuro".

Desde que a Companhia das Índias Orientais na Holanda iniciou o sistema empresarial moderno, tem havido mais e mais doenças corporativas, as empresas devem ser transformadas digitalmente e as organizações de gêmeos digitais são o objetivo final da transformação digital. Talvez no futuro, o sistema da empresa enfraqueça, a DAO (organização autônoma distribuída) prevaleça, as comunidades econômicas surjam, as comunidades econômicas naturalmente venham com algoritmos e valores, atraindo mais pessoas que gostam de criar para se juntar, todos são uma pessoa econômica livre, liberam a natureza, fazem o que amam, você sente que está jogando, na verdade você está trabalhando, porque as organizações econômicas comunitárias são operações naturalmente gamificadas, o metaverso vem dos jogos, além dos jogos.

Com low-code e no-code, o limite para ideias programáveis é bastante reduzido, criando várias possibilidades para todos no futuro. No futuro, os usuários têm soberania de dados, que pode obter riqueza de dados e ajudar a alcançar a prosperidade comum.

Em maio de 2021, a Uniswap, que tinha 16 funcionários, tinha uma capitalização de mercado de mais de US $ 22 bilhões, em comparação com cerca de US $ 27 bilhões para a empresa-mãe da Nasdaq no mesmo período, enquanto a Nasdaq tinha 5.696 funcionários. O Ethereum, uma rede sem proprietário, uma rede autônoma de valor autogovernada baseada em moeda digital, ativos digitais e tokens digitais, e uma rede de colaboração descentralizada em larga escala, é um modelo organizacional do metaverso.

Quanto mais fundo eu entendo o metaverso, mais eu sinto que ele se parece com o filósofo e estudioso religioso Tiago. James P. Carse descreve o "jogo infinito". Em um jogo infinito, não há tempo, nem espaço, nem fim, nem fim; Há apenas contribuintes, não há perdedores e vencedores; Todos os participantes estão tentando fazer o jogo durar indefinidamente.

A cortina se abriu, e o metaverso atual é exatamente como a Internet em 1994, e as mudanças trazidas pelo metaverso nos próximos 30 anos excederão em muito a Internet.

 

Fonte: Sales & Marketing (Edição Marketing), Edição 05, 2022 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem