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Transformação digital e o modelo do "triângulo mental"

 

Nos últimos anos, no processo de ajudar muitas empresas a crescer, o autor descobriu que a transformação digital se tornou um tema central para a sobrevivência e o desenvolvimento das empresas. Os empreendedores estão ansiosos para saber: Qual é a essência da transformação digital? Como as empresas de diferentes setores e tamanhos podem alcançar a transformação digital? Como as empresas em diferentes estágios de crescimento podem alcançar a transformação digital?

Com base em quase 20 anos de experiência em negociação empresarial e mais de 10 anos de experiência em consultoria de gestão, o autor usará as metáforas mais vívidas e os modelos mais concisos e claros para ajudar os leitores a ver a lógica-chave, as principais estruturas e os cenários vívidos da transformação digital corporativa.


Definição de transformação digital

A digitalização deve conter dois significados: a essência da digitalização e a tecnologia digital.

A essência da digitalização é o núcleo e a conotação da digitalização, que se baseia no princípio do sucesso dos negócios do histórico de negócios real, e as empresas alcançam o crescimento do desempenho e o crescimento organizacional criando valor para o cliente; A tecnologia digital são as várias formas, meios e sistemas que podem ser adotados para atingir esse objetivo.

Preferimos definir a digitalização com características essenciais em vez de pura tecnologia, por isso a definição de transformação digital que damos é: usar a conotação essencial do digital para construir um novo modelo de negócios, implementar mudanças organizacionais e, em seguida, melhorar o desempenho organizacional como um todo e, finalmente, alcançar a sobrevivência sustentável e o desenvolvimento das empresas. As características essenciais da digitalização são: online, compartilhada, inteligente. Implementar a transformação digital é quando uma ou mais das características essenciais da digitalização são aplicadas e desempenham um papel importante na empresa.

Nesse sentido, o ponto de partida da transformação digital é para o sucesso comercial dos clientes, e a transformação digital só pode entrar em um círculo virtuoso se os clientes alcançarem lucro, crescimento e crescimento lucrativo sustentado. O propósito da transformação digital ainda é o sucesso contínuo dos negócios de clientes estratégicos e de valor na indústria, só assim as empresas de transformação digital podem continuar a viver, viver bem e viver por um longo tempo, e a construção e atualização de sistemas de tecnologia digital se tornará uma fonte de água e uma árvore com raízes.

Portanto, a transformação digital é, antes de tudo, a transformação estratégica das empresas, seguida pela operação geral e realização da tecnologia digital nas empresas.


O modelo do "triângulo duplo mental"

Com base em nossos anos de experiência em consultoria em ajudar as empresas chinesas a atualizar suas estratégias e transformação digital, e com base no estudo de muitos casos bem-sucedidos e fracassados de transformação digital na China e no exterior, propomos um modelo de "triângulo duplo mental" para a transformação digital (ver Figura 1).

Figura 1 Modelo de "Triângulo duplo mental"


O "triângulo do coração" reflete o caminho de atualização estratégica da gestão contínua da mudança das empresas, o "triângulo da sabedoria" reflete o caminho de construção da atualização digital contínua das empresas e os dois triângulos refletem os dois mundos da sensibilidade empresarial externa e da racionalidade técnica interna. Como os polos norte e sul da Terra, os dois se complementam, guiam, dirigem e apoiam um ao outro. A interação dinâmica e multidimensional reflete a complexidade, a variabilidade e a abrangência da transformação digital corporativa.

Portanto, a transformação digital é uma atualização estratégica abrangente da estratégia corporativa, marketing, gestão de operações, organização, tecnologia digital e construção de sistemas, a partir do marketing e do valor do cliente, e também visando o crescimento efetivo do desempenho da empresa (atingindo alimentos) e posição de mercado (fertilidade da terra). Através da interpretação da digitalização pelo modelo de "triângulo duplo mental", esperamos ajudar as empresas originais digitais e não digitais a realizar conjuntamente a evolução e a atualização de suas estratégias digitais.

A estrutura básica do triângulo duplo é composta por um grande triângulo de gerenciamento de mudanças e um pequeno triângulo de essência digital.

O triângulo da gestão da mudança consiste em três grandes forças transformadoras: mudança de negócios, mudança de liderança e mudança organizacional. Esses três aspectos abrangem basicamente o gerenciamento de empresas, desde o design de nível superior até o suporte de nível inferior, desde a produção, pesquisa e marketing até materiais humanos e financeiros. Chamamos isso de "triângulo do coração".

O triangular da essência digital também é composto por três partes: força motriz on-line, força motriz compartilhada e força motriz inteligente. Esses três fatores refletem as diferentes fases da transformação digital e estão inter-relacionados e se reforçam mutuamente. A força motriz on-line reflete a diferença do off-line tradicional, o on-line não é apenas o negócio on-line, mas também inclui o processo on-line, os funcionários on-line; O impulso compartilhado reflete o compartilhamento entre disciplinas, funções e organizações; A força motriz inteligente é a inteligência de processos baseada em cenários e a inteligência de tomada de decisão, e também inclui a integração colaborativa de pessoas e inteligência. Essas três forças motrizes constituem o "triângulo da sabedoria".


O "triângulo do coração" da gestão da mudança

Partindo do "triângulo do coração" do gerenciamento de mudanças, nos aprofundaremos em vários tópicos relacionados à transformação em torno de três aspectos principais: poder de mudança de negócios, poder de mudança de liderança e capacidade de mudança organizacional, bem como roteiro de transformação digital para empresas.

A primeira força do "triângulo do coração": o poder da mudança nos negócios

Nos últimos 10 anos, o autor entrou em centenas de empresas e percebeu profundamente que a força vital das empresas está no crescimento dos negócios. Empresas sem crescimento de negócios nos últimos dois ou três anos, sua competitividade de mercado deve estar em declínio, essas empresas devem reentender o mercado, ver a indústria, abordar os clientes novamente, encontrar demanda, concentrar-se nos pontos problemáticos do cliente, replanejar a estrutura de negócios e o ritmo inovador. Somente quando o negócio voltar a crescer de forma premeditada, organizada e planejada é que a transformação digital pode ter um rumo e fundamento.

A mudança de negócios pode incluir vários aspectos, como proposta de valor, linha do setor, linha do cliente, linha regional e linha de produtos, etc., vamos levar a mudança da linha de produtos para ver o poder de transformação dos negócios sob a digitalização.

A concorrência transfronteiriça ocorre quando a forma de produto da empresa se expande da forma física para o produto digital, o relacionamento com o cliente se expande do relacionamento de compra para a parceria de serviços e quando os produtos digitais de diferentes indústrias podem atender à essência das necessidades do usuário.

A famosa fabricante dinamarquesa de brinquedos Lego desenvolveu novos produtos robóticos com a ajuda de uma comunidade virtual onde os clientes participam de uma competição de design da empresa.

美国梅西百货公司最近展示了一个装有镜子的虚拟试衣间,它能够以数字化方式捕获顾客试穿新衣服或其他服装时的形象。然后,只需按下按钮,顾客就可以在形象上增加一双鞋或者一条围巾,“看到”装饰后的形象,并将数字图像发给好友,实时征求他们的意见。

验证数字化是否取得成果的关键就是业务的高增长与高流量。

“心三角”第二力:领导变革力

这里的领导力首先指向的是具有企业家精神的创业者与企业核心高管。

A transformação digital é uma maratona de estratégia de longo prazo na qual os líderes empreendedores continuam a criar valor com base na missão, visão e valores da organização e em torno das necessidades do setor e do cliente. Eles geralmente têm uma visão de futuro além do tempo e do espaço, podem ver a direção geral da indústria no futuro e persistente e firmemente realizar um layout estratégico para a transformação digital. Ren Zhengfei da Huawei, Ning Gaoning da COFCO, Liang Wengen da Sany Heavy Industry, He Xiangjian e Fang Hongbo da Midea, Lei Jun da Xiaomi e Zhu Xingming da Huichuan Technology são todos esses empreendedores.

Do ponto de vista de muitas empresas de transformação digital para as quais estou trabalhando, a capacidade de liderar a mudança deve ser liderada e impulsionada pelo próprio primeiro líder da empresa e expandida de cima para baixo para a gerência sênior, o que muitas vezes não é concluído por especialistas externos e gerentes internos.

Como a essência da transformação digital está na mudança geral da empresa, essa mudança inevitavelmente afetará o poder e a responsabilidade dos gerentes seniores, e a dor deve vir do topo. Portanto, o primeiro líder não é apenas a fonte de energia e catalisador para a transformação digital, mas também a cola que constantemente une a organização na transformação, e o primeiro líder deve assumir a direção geral do crescimento do negócio e continuar a motivar os quadros a lutar pela mudança.

A terceira força do "triângulo do coração": o poder da mudança organizacional

Na era digital, o único critério para considerar as empresas é a eficiência, incluindo a eficiência abrangente das empresas, a eficiência operacional com base nas médias da indústria, etc., e qualquer empresa deve suportar a consideração abrangente do valor da produção per capita, do lucro per capita e da eficiência do investimento de capital. A razão pela qual a Huawei tem sustentado o crescimento por mais de 30 anos consecutivos é devido à sua eficiência per capita, que está alinhada com os mais altos padrões do mundo na indústria e alcança empresas de classe mundial como a Cisco.

O ponto de apoio final da gestão da mudança é a melhoria da eficiência organizacional e da eficiência operacional. A tecnologia digital fornece condições objetivas, mas as condições subjetivas também exigem o despertar e a mudança da organização, a melhoria contínua na operação, o encurtamento contínuo do tempo de entrega, o design cada vez mais diversificado e as necessidades do cliente mudando a qualquer momento. A única maneira de as empresas responderem a essa mudança é criar uma cadeia de operações digitais de ponta a ponta que englobe design, planejamento, fabricação, logística e operações.

A Burberry usou seu icônico design de capa de chuva xadrez para torná-la uma marca de moda de alta qualidade, e a empresa construiu um canal on-line inovador projetado para clientes mais jovens, com mais de 1 milhão de seguidores no Facebook. Os clientes podem facilmente encomendar on-line a qualquer momento, acessando o site, e também podem se comunicar com um representante de vendas por telefone ou bate-papo de texto. Em termos de operações de negócios, a digitalização da cadeia de suprimentos reduziu o tempo de atendimento de pedidos para semanas, em comparação com meses para outras marcas de moda de alta qualidade. Em termos de estrutura organizacional e mudança funcional, um grande número de automação e substituição de máquinas libertou os funcionários de seu trabalho diário para realizar tipos de trabalho orientados para os negócios, como a análise de dados apoiada pela digitalização. As funções dos funcionários dentro da empresa mudarão da execução do processo para o negócio, com o resultado final sendo uma explosão do crescimento dos negócios.


O "triângulo inteligente" da digitalização

O "triângulo da sabedoria" da digitalização é composto por três características essenciais da digitalização, que é a capacidade que as empresas devem ter de usar a digitalização para desenvolver novas formas de valor.

A primeira força do "triângulo da sabedoria": a força motriz online

Na etapa de informação passada, falamos sobre on-line e orientado a processos, que se refere à reengenharia de processos, ou seja, através da reorganização e otimização da estratégia corporativa, processos de operação de valor agregado e sistemas de suporte, organizações e estruturas, para atingir o propósito de otimização de fluxo de trabalho e produtividade. Naquela época, "online" geralmente se refere ao desenvolvimento do negócio em uma determinada escala, o processo de demanda de informações, quando a demanda de informações se acumula a uma certa magnitude, o departamento de TI começa a implementar projetos de grande escala para atender às necessidades do negócio, geralmente esse ciclo de projeto de informação é de um ano ou até mais.

Com a aceleração da digitalização, o departamento digital tem a função de estratégia empresarial geral, as empresas precisam planejar os recursos on-line do gerenciamento geral de negócios e operações a partir de uma altura estratégica, continuar a aprofundar a estreita relação entre negócios e digitalização com base nos recursos de processo eficientes de digitalização e formar energia potencial orientada para os negócios através da iteração ativa dos recursos do processo digital. Essa energia potencial pode ajudar o negócio a alcançar avanços rápidos e crescimento explosivo. O processo on-line também permite que todos os aspectos do processo gerem continuamente ativos digitais e, por meio do uso desses ativos digitais, serviços digitais mais inovadores podem ser criados e novos pontos de crescimento de negócios podem ser trazidos para as empresas.

A segunda força do "triângulo da sabedoria": a força motriz compartilhada

O compartilhamento na transformação digital formará um efeito de rede dentro da empresa, e a rede que conecta os funcionários internamente é um novo tipo de mecanismo de colaboração interna que cria oportunidades de cooperação para funcionários multiprofissionais, multidepartamentos e multifuncionais, para que os funcionários possam continuar a inovar e melhorar os métodos de trabalho, etc., para alcançar o efeito Metcalfe (o valor da rede é proporcional ao quadrado do número de usuários). Quanto mais usuários da rede, maior o valor). Quanto mais funcionários conectados, maior o valor da colaboração interna na empresa e o estabelecimento e operação bem-sucedidos da "Comunidade da Voz do Coração" da Huawei demonstram plenamente o poder desse compartilhamento.

O compartilhamento externo é uma demanda inevitável da estratégia ecológica da empresa, com a evolução da tecnologia digital, a colaboração entre os participantes da cadeia industrial de várias indústrias está se fortalecendo, o que envolve a coordenação e o compartilhamento de upstream e downstream na indústria, e o uso da tecnologia de gêmeos digitais pode tornar as informações de dados da indústria mais transparentes, fortalecer a colaboração de empresas relacionadas na cadeia industrial. O compartilhamento digital com dados como o elo interconecta de forma abrangente vários elementos, como equipamentos, dados, tecnologia, gerenciamento e mercado na indústria de manufatura, forma um ciclo fechado e otimização de recursos em elos importantes, como gerenciamento de operações, design industrial, fabricação, controle de processos e produtos, e alcança uma colaboração eficiente na cadeia de suprimentos, cadeia de gerenciamento, cadeia de serviços e cadeia industrial.

A terceira força do "triângulo da sabedoria": força motriz inteligente

A tecnologia de inteligência artificial (business scenario intelligence) traz novas conquistas e maior valor comercial para a transformação digital, por meio da aquisição de dados em cenários de negócios, análise inteligente de negócios e serviços em tempo real, transformando inteligência em ações de negócios, realizando interação com usuários e realizando circuito fechado de negócios de ponta a ponta.

Por exemplo, para programas tradicionais de fidelidade de clientes, a inteligência pode classificar automaticamente, retrato em tempo real e tomar decisões de negócios com base nas características da multidão no local e realizar serviços personalizados na superfície de contato da interação do usuário. Exemplos de cenários de negócios inteligentes: personalização personalizada, atendimento inteligente ao cliente, identificação do cliente, previsão de vendas, monitoramento de qualidade, etc. De acordo com o entendimento preliminar, as empresas domésticas de roupas de irmãos podem analisar rapidamente o retrato dos clientes por meio de big data e fornecer programas de recomendação de roupas direcionadas.


O padrão dinâmico do "triângulo duplo mental"

A interação dinâmica entre o "triângulo do coração" e o "triângulo da sabedoria" forma o padrão geral da transformação digital, e os dois casos seguintes representam a interação e a correlação entre o triângulo duplo na prática de transformação digital das empresas.

Caso 1: Mudança organizacional + unidade online (consulte a Figura 2)

Figura 2 Método de triângulo duplo dinâmico 1


A transformação digital é inseparável da promoção do achatamento organizacional, da redução dos custos de comunicação, da melhoria da eficiência da tomada de decisões e do aprofundamento da mudança organizacional. Na indústria de vestuário, a digitalização deu origem a um modelo empresarial altamente ágil, e a velocidade de iteração do estilo de produto de novas empresas de vestuário está significativamente à frente das contrapartes estrangeiras.

Como uma nova geração de empresas de roupas on-line, caracterizada por vários estilos e pequenos pedidos, a loja de roupas Handu rapidamente atraiu a atenção dos consumidores. Tudo isso graças ao modelo de negócios da Handu Yishe baseado em uma plataforma digital e um modelo organizacional com um sistema de grupo como núcleo. A Handu Yishe estabeleceu uma plataforma de operação digital que abrange gerenciamento de produtos, cadeia de suprimentos, logística, atendimento ao cliente e outras funções, que realiza rastreamento baseado em dados de design, produção, vendas, estoque e outros links para alcançar uma operação refinada para cada mercadoria. Ao mesmo tempo, em termos de organização, a Handu Yishe estabeleceu mais de 300 grupos de produtos operados de forma independente para fornecer mais estilos de produtos para usuários segmentados e continuar a sobreviver aos mais aptos do mercado. Esses grupos de produtos são totalmente suportados por plataformas digitais e se tornam operadores verdadeiramente autônomos. Sob a operação eficiente da Handu Clothing House, a velocidade de iteração dos estilos de produtos atingiu 1,5 vezes a da Zara.

Caso 2: Leading Change + Sharing Drivers (consulte a Figura 3)

Figura 3 Método de triângulo duplo dinâmico 2


Na era da economia digital, o compartilhamento na plataforma é o maior consenso. Plataformas de Internet de todas as esferas da vida surgiram, atuando como centros de alocação e gerenciamento de recursos na cadeia industrial, com a maximização do valor dos recursos como sua função central. A estratégia de plataforma tornou-se uma estratégia importante para as indústrias tradicionais ampliarem continuamente o escopo dos serviços, usando recursos abundantes do usuário para construir um ecossistema para empresas de plataforma integrada.

Fundado em 2001, o Supermercado Yonghui é uma das 500 principais empresas da China e uma empresa líder nacional em circulação e industrialização agrícola. O Yonghui Supermarket construiu uma estratégia de transformação de "grande plataforma + pequeno front-end + ecologia rica + co-governança". Em 2014, a Yonghui lançou a plataforma de comércio eletrônico O2O "Yonghui WeChat APP"; Em 2017, o Yonghui Supermarket construiu a plataforma de serviços digitais financeiros "Finance of Phaeton Action 2.0" e a plataforma digital de recursos humanos "IHR Human Resources Informatization of Phaeton Action 2.0"; Em 2019, o aplicativo autônomo "Yonghui Grocery Shopping" foi lançado para testes. O Yonghui Supermarket realizou a atualização da plataforma através da gestão interna e da operação externa, refletindo o importante papel do modelo de plataforma na transformação digital das empresas.


epílogo

Em suma, a transformação digital é o requisito dos tempos, o requisito do desenvolvimento industrial e o pré-requisito para a sobrevivência e o desenvolvimento das grandes empresas.

A dimensão do "triângulo cardíaco" reflete as forças do mundo externo, incluindo as necessidades da indústria, as necessidades de negócios, as necessidades dos clientes, essas necessidades continuam a mudar, este é um mundo VUCA (instabilidade, incerteza, complexidade, ambiguidade), a pressão de evolução contínua dos modelos de negócios pode ser vista. As empresas devem lidar com um senso de direção, equilíbrio e integridade em três aspectos: mudança de negócios, mudança de liderança e mudança organizacional.

A dimensão do "triângulo da inteligência" reflete a força da construção de sistemas digitais dentro da empresa, incluindo tecnologia de hardware, tecnologia de software e arquitetura digital geral aplicada, que também estão evoluindo a qualquer momento. As empresas devem lidar com o sentido de ordenação, proporção e correspondência em três aspectos: unidade on-line, unidade de compartilhamento e unidade inteligente.

O modelo de "triângulo duplo mental" reflete a integração, entrelaçamento e alternância entre o mundo emocional e o mundo racional da transformação digital, e a interação dinâmica do triângulo duplo exige que as empresas entendam a essência da filosofia de negócios da Huawei de abertura, compromisso e escala de cinza, de modo a viver de acordo com a grande era digital que estamos enfrentando juntos.


Fonte: Sales & Marketing (Edição Marketing), Edição 03, 2022

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