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Usuários do WhatsApp no Brasil agora podem pagar comerciantes por meio do aplicativo


  • WhatsApp payments screen shown on 4 smartphones
Créditos da imagem da  WhatsApp

O WhatsApp está introduzindo a capacidade de os usuários pagarem diretamente às empresas por meio de bate-papo no Brasil. Isso significa que as pessoas no país podem ter experiências de compra de ponta a ponta, desde a descoberta até os pagamentos, dentro do aplicativo. Esse movimento finalmente desbloqueia o mercado de pagamentos de comerciantes no Brasil para o WhatsApp.
Mark Zuckerberg fez esse anúncio em um post dizendo que a empresa está lançando a capacidade de os usuários "pagarem às empresas locais diretamente em um bate-papo do WhatsApp".
"Essa experiência de checkout perfeita e segura será um divisor de águas para pessoas e pequenas empresas que desejam comprar e vender no WhatsApp sem ter que acessar um site, abrir outro aplicativo ou pagar pessoalmente. Estamos lançando hoje para um pequeno número de empresas e estaremos disponíveis para muitas mais nos próximos meses", disse a empresa no anúncio.
Até agora, os usuários podiam fazer transações peer-to-peer por meio do WhatsApp Pay no Brasil. Mas, devido a restrições regulatórias, a Meta não conseguiu implantar essa capacidade de fazer compras por meio de comerciantes. As lojas poderiam usar um serviço de pagamento de terceiros para gerar um link de pagamento e incluí-lo em uma mensagem do WhatsApp – mas essa não foi uma experiência perfeita para o comerciante ou para o comprador.
Não há dados sobre quantas pequenas empresas existem no WhatsApp no momento. A empresa anunciou pela última vez em 2020 que mais de 5 milhões de empresas no Brasil usam o WhatsApp.

No ano passado, o WhatsApp lançou um recurso de "Dicionário" semelhante a Páginas Amarelas no Brasil, que permitia aos usuários pesquisar diferentes tipos de negócios, desde alimentos e bebidas até viagens. Combinando esses dois recursos, os usuários podem pesquisar por diferentes empresas, adicionar itens que desejam comprar e pagar ao comerciante dentro do aplicativo.
O WhatsApp disse que os usuários podem fazer um pagamento por meio de cartões de débito, crédito e pré-pagos Mastercard e Visa emitidos por "numerosos" bancos participantes. Para aceitar esses pagamentos, as empresas podem vincular um provedor de serviços como Cielo, Mercado Pago ou Rede à sua conta. Essas empresas já haviam construído a infraestrutura técnica para pagamento peer-to-peer pelo WhatsApp no Brasil.

A empresa estreou uma experiência de compra de ponta a ponta com a Reliance Jio na Índia, permitindo que os clientes peçam mantimentos por meio do aplicativo. De acordo com relatos, o JioMart viu um aumento nos usuários ativos que vêm fazer compras através do WhatsApp.

Em fevereiro, Zuckerberg declarou que este é um "ano de eficiência" para a Meta, sinalizando que a empresa se concentraria em cortar custos e gerar mais receita. Portanto, este é o momento certo para estrear os serviços de pagamento de comerciantes no país com mais de 120 milhões de usuários do WhatsApp.
Nos últimos anos, as pessoas no Brasil adotaram rapidamente os pagamentos digitais. Os dados sugerem que, no ano passado, mais de 124 pessoas estavam usando o Pix - uma plataforma de pagamento instantâneo gerenciada pelo banco central do país.

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